segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inverno na Serra Gaúcha I - Gramado


Dizem alguns especialistas na psiqué humana que o Homem é um ser que procura o sofrimento, seja dele ou alheio. Aí a explicação do porquê de haver fila sempre que na pista contrária há uma acidente. Isso também explicaria os dramas, as filmes de terror e violência.  Bem como explica também o motivo de muita gente gostar de escaladas, caminhadas desumanas no deserto quente ou... do frio. Este desejo de passar frio, nem que seja uma vez na vida, é o que move milhares de brasileiros a descer para a parte subtropical do país, realizando o fluxo contrário aos que sobem para o calor do Rio de Janeiro ou para as praias quentes do nordeste.

Ano passado, nesta mesma época do ano que nos encontramos agora, fizemos um especial sobre a Serra Catarinense em duas partes. Primeiro falamos sobre a principal cidade do turismo de inverno catarinense, Urubici; e na segunda postagem falamos sobre a cidade de Bom Jardim da Serra e sobre e estrada da Serra do Rio do Rastro. Ambas as postagens podem ser vistas clicando aqui para a parte I e aqui para a parte II.


Neste inverno, iremos deixar nossos irmãos gaúchos felizes ao fazer um especial de inverno sobre a Serra Gaúcha. O caminho (pelo menos de Santa Catarina) até a famosa cidade de Gramado  foi tranquilo e prazeroso. Ao chegar perto de Gramado começa-se a ver um campo liso, um céu azul escuro e flores espalhadas pelo campo, principalmente Hortênsias, fazendo a gente se sentir chegando num mundo encantado, destes vistos apenas em filmes. Depois de entrar na cidade as casas em estilo Europeu estão por toda parte, mesmo que seja só a fachada das casas, o clima muda completamente das cidades brasileiras comuns. E o frio começa a aparecer, junto com ele a vontade de acender uma lareira, beber um vinho e colocar luva, gorro e casaco, ou beber um gostoso chocolate quente com torta alemã! Aproveite, sinta-se um Europeu.

 

O ponto alto de Gramado é o planejamento. Eles estão mesmo preparados para receber o turista no inverno, com os famosos rodízios de fondue, ótimos vinhos, muito chocolate e várias opções de bons restaurantes. Diferente da Serra daqui da Santa Catarina, em que reclamamos exatamente de haverem poucas opções pra tudo: poucas pousadas, quase nenhum restaurante. Já na região de Gramado, há inúmeras pousadas (uma dica é ficar na vizinha Canela, onde o preço compensa) e tantos restaurantes bons que é um pecado ir até lá e comer mal só para economizar. "Está no inferno abraça o capeta" não é? Então, se já gastou indo até lá pra passar frio, aproveite tudo: o chocolate quente, capucino, o fundue, o churrasco gaúcho e os vinhos. É tanto restaurante classe A e B que a falta de um local pra comer bem é que não vai ser desculpa. Penso que o difícil mesmo vai ser achar alguns local que tenha PF a dez pila.  
A principal atração de Gramado é o lago negro. Ao redor do lago foram plantadas mudas de árvores (hoje já grandes) trazidas diretamente da Floresta Negra (na Alemanha). Além das árvores, que dão um charme bem diferente e inédito ao local, junta-se a esta vegetação estrangeira várias Hortênsias deixando o local com um ar mais romântico. Pode-se fazer um belo passeio de pedalinho pelo lago, e com frio abaixo de zero a gente pensa que está em outro país! 

Além do lago negro, a região é cheia de pequenos museus: museu de chocolate, mini mundo, museu medieval, museu do perfume, museu de carros antigos, museu de cera (onde podemos ver diversos famosos em forma de bonecos de cera, como o Einstein aqui ao lado) e até um tipo de bar museu em que junto com música e clima de casa noturna estão expostas diversas motos da marca Harley-Davidson.

Gramado é uma cidade que sabe explorar bem o turismo. A cidade é toda programada para receber turistas: diversos museus, milhares de restaurantes (de todos os tipos) igrejas magníficas, praças arborizadas, casas com belas fachadas (arquitetura em estilo europeu) e boa infraestrutura. Umas das "sacadas" de gramado foi investir nos eventos. Fora de temporada (que lá é o inverno, em que a cidade um charme todo especial) há eventos de todo tipo. Até a exploração comercial do próprio natal e páscoa como eventos.

Esta onda de eventos está o festival de cinema mais conhecido do Brasil: O festival de cinema de Gramado, que este ano acontecerá entre os dias 10 e 18 de agosto de 2012. A 40ª edição do festival irá homenagear o cineastra argentio Juan José Campanella, que venceu  Oscar com "o segredo dos seus olhos". Os ingressos para assistir aos filmes no Palácio dos Festivais será de vinte Reais e dentre os filmes brasileiros irá passar "Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida" de Matheus Souza. 
Mais um bom motivo para conferir o charme de Gramado! Mas não esqueça de comer e beber bem...faça valer a pena!
Lago Negro


Clique nas fotos se quiser amplia-las.



Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotos: Gabriel de Oliveira Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário