segunda-feira, 23 de abril de 2012

Zoológico de Gramado (RS)




Gramado é conhecida pelos festivais, e pela boa estrutura de turismo que atraí muitos brasileiros durante (principalmente) natal e pascoa. Além dos programas já bem conhecidos, a cidade conta também com um belo zoológico. O Gramadozoo (como é chamado) é uma área muito grande com mais de mil e quinhentos animais.  O diferencial está em apresentar ao público exclusivamente animais da fauna brasileira com ambientes que tentam copiar seu habitat natural


Por isso este zoológico é muito rico em aves. Estas são a primeira atração. Já na entrada tem-se diversos papagaios e outras aves relativamente soltas. Eles não estão "do outro lado do vidro", mas sim no mesmo ambiente que nós, porém no teto e nas paredes há uma forte tela. Logo de cara a primeira sensação que ocorreu foi uma admiração enorme pelas aves e suas cores, mas em seguida foi quase impossível não sentir pena, principalmente de um tucano que ficava sobrevoando em círculos e fazendo ruídos que pareciam gritos de desespero. Tentei me atentar ao casal de enamorados pequenos pássaros que faziam um ninho sem se darem conta que estavam presos. Este primeiro espaço, o ambiente das aves, é subdividido em diversas grandes "salas" cada uma separada da próxima por duas portas (para as aves de um local não passarem para outro). 








O empreendimento tenta reproduzir o habitat dos animais e cada ambiente que se adentra é como se estivesse entrando no "mundo" daquele animal. E ao lado dos animais haviam placas informando nome científico, alimentação, hábitos, qual o habitat natural daquele animal e se estava sendo alvo de predadores. Na maioria dos casos o predador era o homem, pois construindo casas, avenidas e cidades inteiras no habitat dos animais o animal-homem acabou com o verde que era a casa dos bichos e estes acabaram morrendo. Muitos felinos, como explicado, morriam atropelados nas grandes BRs. 

Além das belas e coloridas aves, o Zoo conta também com macacos, felinos, répteis e todo tipo de animal brasileiro.

Os símios tinham um comportamento esculachado, e um deles chegou a "prestar homenagem" para um grupo de senhoras e senhoritas que ali passava. Estas foram logo tirando foto do macaco em seu ato obsceno - as velhas taradas! Dentro da seção dos macacos o comportamento era bem definido. Na  espécie macaco-bugio, o macho alfa ficava fazendo barulhos muito graves para mostrar seu poder. Lembrando um pouco o comportamento de certos homens.


Já os felinos, obviamente, eram separados dos visitantes por fortes vidros . As onças ficavam andando de um lado pro outro, provavelmente gastando sua energia de caçadores. Majestosas da  mata brasileira, as onças traziam um misto de beleza, pureza, ferocidade e angústia. Ali, do outro lado do vidro, o andar era elegante, como se fosse a dona (ou o dono) do mundo, mas trazia certa tristeza no olhar, de um animal naturalmente livre num ambiente claustrofóbico àquele animal que em selva aberta seria "dono" de um imenso hectare de terras virgens. Outras espécies de felinos estavam dormindo, pois são animais de hábitos noturnos. Nestes casos, para ver melhor os bichanos, o melhor mesmo é visitar o zoológico durante a noite. O Zoo também tem toda uma programação noturna.



Em relação à estrutura: há restaurante e uma lanchonete, porém o Zoo está sempre lotado então pode ser que haja uma boa fila. 


Localização: rodovia RS 115, quilômetro 35.


Mais informações: http://www.gramadozoo.com.br/


Texto: Alessandra Knoll Pereira
Fotos: Gabriel Pereira Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário