quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pousada do museu - Ribeirão da Ilha (Florianópolis - SC)

Na entrada um engenho de farinha, em seguida uma enorme casa antiga toda branca com portas e janelas azuis, tipicas de uma certa época da ilha de Santa Catarina. O conceito da pousada é aproveitar a cultura e a sustentabilidade do eco-museu. O restaurante exala cheiro de comida açoriana, feita da forma original. Tudo indica que estamos sendo transportados para outra época.


  



Dentro da casa os aposentos são aconchegantes e a varanda é espetacular, não só pela vista pro mar calmo do Ribeirão, mas pela esplendida arquitetura da casa. A brisa entra à vontade deixando tudo com ar fresco e cheiro de férias e descanso. Não demora muito para decidirmos dar um passeio fora da casa e logo percebemos que além das demais casas no mesmo estilo e pintura (com museus e outros atrativos), há um restaurante grande e cozinha com aqueles fogões antigos.


Um gramado extenso jardim (onde é bom caminhar descalça) separa a casa do pequeno muro de menos de meio metro: uma pequena divisão entre a grama e a areia da praia, e sua pouca altura é um convite para pular. Estamos na beira do mar, no Ribeirão da ilha, mas parece uma daquelas cenas de filme em que os protagonistas se escondem em algum paraíso distante. Pela calmaria nem parece que logo subindo a ladeira há uma avenida, a principal do bairro. Estamos longe de tudo, esqueça laptop e celular e concentre-se em viver outra vida. Guarde um tempo para dormir até mais tarde, olhar as estrelas e fazer toda gama de coisas "inúteis" como jogar cartas.

O dono deste lugar é o famoso historiador catarinense Nereu do Vale Pereira. E de quebra, se por obséquio ele estiver por lá, é possível termos grandes aulas de história e cultura açoriana, seja do povo de lá, dos colonizadores daqui ou do povo que persiste em cultivar esta história neste pedacinho de terra.





Texto e fotos: Alessandra Knoll Pereira e Gabriel Pereira Knoll

Um comentário:

  1. QUE DELÍCIA! O RIBEIRÃO É REALMENTE UM SONHO! FANTÁSTICO!! é muito bom ler e reler os textos de vcs!! são ótimos! de excelente humor e descrevem tão bem cada assunto que a gente se sente lá! mesmo! no lugar do lugar! fantástico!!beijão!!

    ResponderExcluir